Projectos
Lista de projectos de doutoramento (n=32)
[Informação actualizada em 6 de Novembro 2010, 16:00]
Projectos de doutoramento sujeitos à crítica dos investigadores séniores, em Seminários Doutorais conduzidos pelos Professores António Osório, da Universidade do Minho, Portugal; José Luis Rodríguez Illera, da Universidade de Barcelona, Espanha; e Maria Elizabeth Almeida, da PUC de São Paulo, Brasil.
Professor António Osório (n=12)
[ID 48] Produção, implementação e avaliação de recursos educativos digitais para o ensino da Química no 3.º Ciclo do Ensino BásicoCarla Morais, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto[ID 66] Os Sistemas de Informação Geográfica na Educação para o Desenvolvimento Sustentável: exercícios de transdisciplinaridade no 3º CEBVânia Carlos, Universidade de Aveiro[ID 68] Os Learning Management Systems enquanto plataformas de e-learning e de constituição de redes sociais de aprendizagem no Ensino Superior a Distância em PortugalPatrícia Fidalgo, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa[ID 127] Desvelando a Estética em ambientes construcionistas voltados à inclusão de jovens no mundo do trabalho.Flavia Amaral Rezende, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP[ID 188] Produção e avaliação de materiais didáctico/pedagógicos para o ensino da QuímicaSérgio Leal, Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa[ID 224] A influência das TIC na aprendizagem em idade pré-escolar – o papel do educadorMarlene Peres, Universidade de Aveiro[ID 244] Estudos sobre Metacognição em práticas colaborativas numa comunidade de aprendizagemSannya Fernanda Nunes Rodrigues, Universidade de Aveiro[ID 249] @vós.tic: o aumento do capital sociocultural nos idosos mediante a alfabetização e uso das TICMarisa Silva, Universidade de Salamanca[ID 252] Promoção da educação para o desenvolvimento sustentável através das TIC e do envolvimento familiar na educação escolar das criançasTiciana Tréz, Universidade de Aveiro/CIDTFF[ID 357] Impacto de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en la competencia de trabajo en equipo en la enseñanza universitariaJuan Pablo Hernadez Ramos, Universidad de Salamanca[ID 378] Relatos digitales en educación: usos y aportes en contextos educativos formalesGloria Londoño Monroy, Faculdad de Pedagogia, Universidad de Barcelona[ID 454] Avaliação e desenvolvimento de competências de pesquisa e tratamento de informação em recursos digitais: um estudo no Ensino SuperiorFátima Kanitar, Universidade de Aveiro
[ID 37] Desenvolvimento do TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) em professores de educação visual: um contributo para a inovação curricular com as TICAurora Rocha, Universidade do Minho[ID 336] El diseño y la creación de libros electrónicos educativos. El uso de Lektor como herramienta cognitivaMarc Fuertes, Universidad de Barcelona[ID 355]«A Aprendizagem na Sociedade da Informação e do Conhecimento – entre o local e o global – contributos para a Educação para a Paz»Margarida Belchior, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa[ID 404] Moodlização do Portal MochoReis Emanuel, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto[ID 405] Tabela peródica multimédia – desenvolvimento e impacto educativoFlora Maria Ferreira, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto[ID 409] O Ensino Superior e as TIC: um modelo de formação docenteLuana Wünsch, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa[ID 413] Inovar no ensino do Equilíbrio Químico por recurso a abordagens TIC facilitadoras da abstracçãoSusana Fonseca, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto[ID 415] Estilos de aprendizagem e objectos de aprendizagem: que ligação? Resultados preliminaresAntónio Gonçalves, Escola Secundária c/3º ciclo Madeira Torres[ID 418] O espaço da autonomia na educação a distânciaMaria Claudia Oliveira Pan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro[ID 458] As TIC no desenvolvimento de capacidades do Pensamento Crítico em Educação e Formação de Adultos: contributos de um programa de formação de professoresSandra Lopes, Universidade de Aveiro[ID 459] Educação para o Desenvolvimento Sustentável – EDS 2.0: Redes Sociais virtuais na mudança de práticas educativas no ensino básicoCláudia Cruz, Universidade de Aveiro-As orientações fornecidas pela Professora Elizabeth Almeida aos autores dos projectos são as seguintes:“Cada pesquisador fará uma pequena apresentação (em 2 telas ou em um painel tipo pôster) com uma síntese dos seguintes tópicos: problema de investigação, objetivo, metodologia e estado atual do desenvolvimento do projeto. Cada apresentação terá 5 a 6 min de duração.
Após a apresentação de cada pesquisador o coordenador terá igual tempo p/ os comentários.
O tempo restante será dedicado ao debate entre todos os participantes, comentários gerais e síntese final.”
[ID 226] Projectos de inovação curricular com as TIC no 1º ciclo do Ensino BásicoPedro Mota, Universidade do Minho[ID 238] Uma abordagem metodológica da formação contínua num curso híbrido baseado em tarefas autênticas: um estudo de casoMaria da Luz Correia, Universidat de Barcelona[ID 241] As TIC como formação transdisciplinar. Potencialidades e dificuldades de implementação no contexto do Ensino Básico em PortugalElisabete Cruz, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa[ID 243] Àgora: una nueva herramienta para la didáctica de las lenguas extranjeras en sexto de Educación PrimariaAnna Maria Serrano Giménez, Universidat de Lleida[ID 267] Potencialidades da utilização, no Ensino Superior, de ferramentas da Web 2.0 no ensino da MatemáticaCarlota Lemos, Universidade de Aveiro[ID 272] Impacte da plataforma mat-educar com sucessoIsabel Araújo, Instituto Politécnico de Viana do Castelo[ID 323] A construção de e-portefólios em língua inglesa enquanto contributo para o desenvolvimento da competência comunicativa com recurso à Web 2.0Lurdes Martins, Instituto Politécnico de Viseu[ID 402] A construção individual do currículo em contextos informais onlineJoana Viana, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa[ID 451] Squeak e dificuldades de aprendizagem específicas ao nível da leituraEliana Leal Faria, Instituto de Educação da Universidade do Minho
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As orientações fornecidas pelo Professor Rodríguez Illera aos autores dos projectos são as seguintes:”podríamos dedicar unos 7 minutos a exponer, cada uno, el núcleo de vuestro proyecto, más otros 7 minutos a dialogar sobre lo expuesto. De esta manera, tendríamos unos 15 minutos para cada uno, unos 150 en total, y un rato para discusión general. Ya sé que 7 minutos es poco tiempo. Pero como veis no hay más, por lo que os agradecería que preparáseis una breve exposición (1 o 2 diapositivas con powerpoint, pero no más), centrada en el aspecto que consideréis central de vuestra investigación, algo así como la pregunta de investigación más importante y la manera de enfocarla.”.
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O seminário doutoral tem como objectivo proporcionar aos doutorandos uma oportunidade para apresentarem e discutirem o seu trabalho com especialistas convidados, bem como a partilha, entre investigadores, de novas ideias, métodos e aplicações.