Skip to content

Posters

Lista de Posters de autores inscritos (n= 73)
[Informação actualizada em 27 Outubro 2010]

Convidam-se todos os autores com propostas aceites na modalidade de Poster a estruturar os referidos trabalhos para apresentação e discussão no ticEDUCA2010.Para apoiar esse trabalho, foi enviado a todos os autores uma versão editável (Versão PPT) do formato e da orientações sugeridas: Poster_ticEDUCA2010FormatoSugerido (Versão PDF).

>>>> A impressão dos Posters é da exclusiva responsabilidade dos autores. Os autores deverão trazer os posters e, no dia da conferência, colocá-los nos espaços que lhes foram previamente destinados <<<<


A. PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TIC PARA FINS EDUCATIVOS (N=12)

19. Los Mapas Conceptuales en el proceso de Enseñanza/Aprendizaje de la Química (aplicación de la herramienta informática CmapTools del IHMC)
20. A framework to support an institutional eLearning project
59. The Click-Generation Gap
115. “Las nuevas tecnologías, ¿Cómo es usada por los alumnos de Educación Primaria?”
128. Educación cívica, educación política y TiC’s. Nuevos enfoques y perspectivas
132. O uso do computador como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências e Biologia
166. Las nuevas tecnologías ¿un recurso motivador en el alumnado de la sociedad del siglo XXI?
245. Contributos no estudo de Metacognição e Tecnologias
285. TIC na Educação em Portugal: um modelo de análise baseado na perspectiva ecológica de Bronfenbrenner
314. Las plataformas docentes como fuentes de ayuda al estudio: visión del alumno y profesor
317. A Formação de Professores e a utilização do Quadro Interactivo Multimédia
368. Internet e aprendizagem: o processo de construção do conhecimento e suas implicações metodológicas

B. PROJECTOS E PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TIC (N=21)

30. As TIC: Ferramentas para a Consolidação de Conceitos em Química
33. O Twiter numa sala de Jardim de Infância
41. The ETALAGE Comenius project and ICT-based language learning tasks
43. Simulações Computacionais no Ensino da Física
49. Projecto “Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental”
52. Una experiencia de integración del curriculum a través del curriculum de la plataforma “Aula Virtual” en el EEES.
89. Materiales curriculares para el desarrollo de competências digitales en la formación superior en actividad física y deporte.
94. Implementación de un laboratorio virtual de placas solares fotovoltaicas para el desarrollo de prácticas no presenciales
96. Innovación curricular con blogs: Modelo de colaboración Universidad/Escuela
147. Tic, Escuela y Profesorado:El reto de la formación permanente en la sociedad del aprendizaje
155. Dispositivos pedagógicos e trabalho educacional contextualizado com TIC
178. Aplicación de la Tecnología Web 2.0 en Educación Superior: El Blog en la Asignatura Didáctica General en Educación Social
268. Mudando a forma de encarar as plataformas de e-learning no ensino presencial
276. Software de composição de utilização livre no desenvolvimento de competências musicais em alunos do 2º ciclo do Ensino Básico
295. TIC e novas metodologias de avaliação: A Experiência do processo de avaliação do Curso de Administração a Distância da UNEB – Projeto piloto da UAB
331. Potencialidades do uso de blogues educacionais em aulas de Ciências Naturais
342. “Laboratório Virtual da Ciência” – Uma Experiência de Aplicação das TICs em contexto de sala de aula
349. Escola Móvel – Identidade e Pertença
372. As TIC e o ensino da matemática na Engenharia: um contributo
416. O Multitoque no Ensino das Ciências – Um Paradigma Cooperativo
452. As interfaces das políticas públicas frente as novas tecnologias na Formação Docente e Educação Sexual: uma proposta na modalidade do Ensino a Distância para as realidades portuguesa, espanhola, brasileira e argentina

C. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E COMUNIDADES DE PRÁTICA (N=8)

64. Leitura na Tela:estudo exploratório de práticas de leitura na Internet e a formação de professores
93. Los círculos de aprendizaje como actividad colaborativa a través de la plataforma Moodle. Experiencia en el Máster Universitario en Formación del Profesorado de Educación Secundaria de la Universidad de Extremadura (España)
148. Las redes sociales como entornos personales de aprendizaje: el caso de las Universidad de las Islas Baleares (UIB)
170. Les Entretiens numériques de la liberté
340. Criação e avaliação de um recurso digital
353. Formação e liderança para o desenvolvimento de Comunidades de Prática Online
361. Oficina de Histórias Digitais
430. De portal a ambiente pessoal/rede profissional de aprendizagem. Desafios e ganhos

D. COMPETÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (N=18)

15. Percepción de los estudiantes universitarios sobre el profesorado en relación a la utilización y promoción de las nuevas tecnologías para enseñar a pensar y aprender
32. eLearning no ensino presencial: a integração das TIC e do ensino experimental nas práticas pedagógicas, através da Formação Contínua de Professores e Educadores
65. El uso de weblogs en la formación inicial del profesorado de educación secundaria
79. Access to new technologies in University of the Balearic Islands students
83. Aplicación del aprendizaje cooperativo en el área de Química. Estructura atómica
84. Competencias del profesorado de enseñanza obligatoria en el uso de las TIC, en la Comunidad de las Islas Baleares
105. La importancia de las TICs en alumnos con dificultades del lenguaje
106. El profesor virtual: nuevos esquemas de enseñanza en la era digital
140. La alfabetización digital heterodoxa: una propuesta de aprendizaje basada en la figura del oprimido
143. Percepções e avaliações dos docentes de CET sobre a utilização das TIC – Resultados e questionamentos em torno de um estudo de comparação internacional
150. La mejora del proceso de bísqueda en Internet de los futuros formadores: el impacto de los modelos mentales
159. La evaluación cuantitativa y cualitativa: las nuevas tecnologías como herramientas para el profesorado. Experiencias de evidenciarla en un centro de educación primaria y secundaria
255. O blog Navegando com o Magalhães
284.@prender e ensinar Física e Química
312. Formação de professores em Educação para os Média: aprender com os média através dos média
403. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas mediadoras na formação de professores/as em educação sexual numa abordagem emancipatória
406. Os Recursos Educativos Abertos (REA) como agentes de inovação curricular e tecnológica e potenciadores de alteração das práticas pedagógicas nas escolas
456. ICT students’ competence: a research on how they conceive technology in school, before entering University and during their studies – a comparative study between Greece and Portugal

E. E-LEARNING E APLICAÇÕES EDUCATIVAS EMERGENTES (N=14)

46. O tutor de cursos a distância e a interação: interfaces com o uso do Moodle
56. La tutoría virtual en el EEES: funciones, tareas y estratégias
61. E/B-Learning como instrumento metodologíco en la Educación Superior. Estudio de casos en Ciencias de la Actividad Física y el Deporte de la Universidad de Alicante
81. Aulas Virtuales: un estudio de implementación en la Universidad de Extremadura
95. Alfabetización digital a mujeres Aymara como estrategia para el desarrollo personal y comunitario.
142 – Apoyo a la enseñanza de materias de planes en extinción mediante la utilización de las TICs y el agrupamiento de asignaturas
156. Projecto e.ECM
190. Diseño de una plataforma web educativa para la implementación de un programa a llevar a cabo en actividades complementarias.
191. Fomento de la parentalidad positiva mediante entornos virtuales de aprendizaje experiencial.
199. Formação de professores de línguas em curso de blended-learning
315. Acrobat Connect Pro: la videoconferencia en la impartición de cursos de postgrado
347. MyVillage – Um jogo para o Facebook
419. Vamos tomar um café Online
457.Plan Ceibal