Skip to content

Artigos

Lista definitiva de Artigos por Temáticas (n=172)
De autores com processo de inscrição regularizado e artigo respeitando o Guia de Estilo
[Informação actualizada em 29 Outubro 2010 | 20:00 H]

A. PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TIC PARA FINS EDUCATIVOS (N=26)

29. As TIC: redes isomórficas e tendências burocratizantes
45. As TIC no cotidiano escolar: das políticas às práticas
151. Tecnofobia y tecnofilia en educación: implicaciones en dos escuelas de contexto rural
212. TIC a Serviço da Educação: a construção de uma aprendizagem de consciência
213. Redes sociais virtuais na escola – um caminho para o letramento digital
214. Aprendizagem em ambiente Web: um diálogo situado
219. Attitudes of Primary and Early Childhood educators in rural areas of Extremadura toward the introduction of Information Technology
220. A study of the attitudes of Secondary School Teachers of English towards the integration of ICT in the classroom, in the province of Badajoz
234. Auto-eficácia computacional docente e o uso didático de tecnologias de informática
235. A Utilização do Quadro Interactivo no Processo de Ensino-Aprendizagem da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico
242. Contributos para a Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Pré-Escolar
266. Tecnologias, educação on-line e os novos desafios para professores e alunos
297. Tecnologias da Informação e Comunicação: A Lógica Instrumental do Acesso
299. Universidade Aberta do Brasil: reflexos das Tecnologias da Informação e Comunicação na sociedade contemporânea
311. Estudo de caso: Avaliação do II Seminário Web Currículo com o uso de Google Docs e Qualiquantisoft para a pesquisa académica
335. Ensinar Matemática com a tecnologia – uma nova conceptualização do conhecimento e das etapas subjacentes ao seu desenvolvimento
350. A Cultura de Avaliação: que dimensões?
354. Blogue – suporte, estratégia, género textual?
356. Diseño de una Escala de Actitudes para valorar la Pizarra Digital Interactiva (PDI) como herramienta educativa en la Universidad.
367. Satisfacción del profesorado universitario con la integración de las Tecnologías de la Información y la Comunicación en su actividad profesional
377. A Formação do Professor Reflexivo para Inovações Curriculares Apoiadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação
396. O modelo mastery learning na aprendizagem com as TIC
399. Aprendizagem de conceitos: uma estratégia de ensino com as TIC
433. A Educação a Distância mediando a formação docente na área da diversidade
447. ¿Potencia Web 2.0 sin control?: Estudio de caso de la “London Grid For Learning” y propuesta de una escala de medida de la calidad funcional o de usabilidad de los Entornos Virtuales de Enseñanza-Aprendizaje
449. Utilización de mapas conceptuales o esquemas gráficos realizados con CMap Tools Software para la mejora de los procesos de enseñanza-aprendizaje en ciencias

B. PROJECTOS E PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TIC (N=56)

2. How to Maximize the Use of ICT in the EFL Classroom – Setting a Unit
9. Aprendizagens de Alunos na Metodologia de Trabalho de Projecto com a Utilização da Internet
13. Aprendizaje mediante el ordenador: Resultados de la evaluación de IKASYS
14. Aprendizaje mediante el ordenador: El programa IKASYS y la metodología de su evaluación
38. Google Docs e ensino de produção de textos: Uma experiência no Brasil
44. Uso de entrenadores digitales para el desarrollo de habilidades intelectuales específicas en Anatomía Patológica Veterinaria
47. Desenvolvimento e aplicação de jogos educativos multimédia no estudo das Ciências Físico-Químicas no 7.º ano de escolaridade: relato de uma experiência
50. Elaboración y validación de un cuestionario de actitudes hacia el uso de la tecnología para el aprendizaje de las matemáticas
53. Programa Escola Conectada – Revolucionando a sala de aula.
60. Inovação Curricular: A Experiência do Curso de Graduação em Administração a Distância da UNEB – Projeto Piloto da Universidade Aberta do Brasil
62. Desarrollo de un juego multimedia sobre la ciencia y la Unión Europea
67. Objects of Virtual Learning in Training Teachers of High School
70. Diseño de una e-actividad orientada a la resolución de problemas de matemáticas
76. A integração das TIC no 1º CEB. Uma experiência educativa de Formação no âmbito do Programa «e-Escolinha»
104. Piaget Online: a concepção do design de aprendizagem do core curriculum a partir da utilização do b-learning no ensino superior
119. TINA: um projecto para netos e avós
120. Ambientes de aprendizagem Web 2.0 no ensino profissional: um estudo sobre a utilização de uma ferramenta de colaboração online no módulo Estatística
124. Espurn@: Un proyecto telecolaborativo de utilización de recursos TIC y metodologías interactivas en las aulas de acogida del alumnado inmigrante y en aulas de diversificación y de adecuación curriculares para alumnado con dificultades de aprendizaje
129. La utilización de las tic en educación secundaria desde la experiencia del alumnado.
130. Evaluación de aprendizajes y desarrollo de competencias digitales de los futuros maestros en la web 2.0
137. A reescrita por meio das tecnologias de informação e comunicação: um caminho metodológico em busca de novas formas de ensino-aprendizagem e de avaliação da leitura de cânones literários.
138. Planilhas eletrônicas como ferramenta de ensino-aprendizagem: uma abordagem interdisciplinar e contextualizada da Química – T Wanc
145. Interface colaborativa Web 2.0 – Zoho Wiki
157. Utilização de uma plataforma multimédia no desenvolvimento da competência comunicativa de crianças com perturbações do espectro do autismo
162. Projectos de inovação curricular com ferramentas Web 2.0: uma experiência de Webradio educativa
165. Evaluar la competencia digital en recursos de lengua y literatura: un instrumento de análisis
185. O projecto eTwinning LOA Uma experiência pedagógica de integração das TIC para uma abordagem intercultural no ensino das línguas
228. A inclusão, a rede de centros de recursos TIC para a educação especial e a importância das tecnologias de apoio para os alunos com necessidades educativas especiais
258. Evaluación de una experiencia blended learning. Un nuevo enfoque curricular en la Educación Ambiental
275. O computador Magalhães entre a escola e a família: Notas preliminares de uma pesquisa sociológica
280. Modelo ITIC: uma possibilidade para a integração curricular das TIC na escolaridade básica
294. El Blog como recurso en el aula: diseño y elaboración de una unidad didáctica.
301. Integração Curricular das TIC: o uso de E-Portfólios na disciplina de Geologia do 12º ano
309. Ambientes Digitais de Aprendizagem e Portais de Conteúdo: Desafios para a Formação de Professores
316. Evaluation of the quality of Science Education programmes that use Web 2.0 tools – an Anglo-Portuguese Research Project
321. Ensaio de b-learning num Curso Profissional do Sector do Turismo
325. Crianças, Educadores e TIC: meios e práticas em Portugal
328. Los alumnos preparan sus propios materiales didácticos multimedia
332. Didáctica lengua y literatura 2.0. Primeras experiencias desde un máster
337. EVTdigital: um espaço para a integração de ferramentas digitais na disciplina de EVT
359. Uso das TIC pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos: novas estratégias e abordagens
366. Recurso educativo “Transformando Mundos”
374. Formação ética dos alunos e TIC – que relação? que estratégias? que contextos?
380. Webquest no laboratório de Educação Matemática: uma análise qualitativa
384. Potencialidades educativas dos wikis: Uma experiência na área de Biologia do Ensino Secundário
386. Brincar com a Ciência no Jardim de Infância-Experiências Concretas em Ambiente Virtual
394. Os Recursos Educativos Abertos (REA) como agentes de inovação curricular e tecnológica e potenciadores de alteração das práticas pedagógicas nas Escolas
397. Integração das TIC nos Planos de Desenvolvimento de Alunos com Capacidades Excepcionais de Aprendizagem: Uma experiência no Ensino Básico
407. Recursos Educativos Digitais: contributos para o diagnóstico da situação em Portugal
412. O que há para além, do rio da minha aldeia…
411. As TIC na prática da expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
428. Projetando um curso a distância: leitura e escrita em ambiente hipertextual
431. Aula Interativa: Uma Inovação Curricular na Educação Básica do Ensino Público Estadual
444. O e-Learning 2.0 na prática de uma unidade curricular de 2º ciclo
448. Viagens literárias: percursos geo-referenciados no estudo da Língua Portuguesa
453. Melhorar a fluência da leitura com recurso ao computador pessoal: estudo de caso único de criança com dislexia

C. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E COMUNIDADES DE PRÁTICA (N=39)

27. Aplicação da análise sociométrica de redes sociais a fóruns de discussão de comunidades virtuais
73. Rede Social de Leitores-Escritores Juniores
78. Uso de las plataformas virtuales moodle del ICE de la Universitat Autònoma de Barcelona en la formación del profesorado, en la coordinación de los equipos de formadores, en la creación de redes y en los proyectos de innovación e investigación
91. Socialización on-line: La construcción de redes sociales en los grupos virtuales.
101. Computers, Modelling and Meaningful Learning in Science and Mathematics
102. Análise de Redes Sociais em Learning Management Systems: um estudo exploratório
107. Evaluación del empleo educativo de los blogs en el aula mediante la utilización de los programas informáticos Goluca y GestMagister
112. Projecto “Tax Bem”: Um ambiente virtual colaborativo para alunos com perturbação do espectro autista
118. Facebook: rede social educativa?
122. Cambios Pedagógicos y Sociales en el Uso de las TIC: U-Learning y U-Portafolio en un Marco Coeducativo
139. Escola Sem Fronteiras
168. O ePortfolio Reflexivo como ferramenta de aprendizagem activa
169. Transformando informação e saberes em conhecimento: uma proposta de prática pedagógica.
175. La movilidad virtual en la formación inicial del profesorado de lengua extranjera en Europa
222. Comunidades da Rede Social Orkut que versam sobre o Eixo Temático Educação, Formação e Tecnologia: Um Estudo Exploratório
240. Jogos Didácticos nas Redes Sociais: Aprender no Espaço Virtual para conhecer no Mundo Real
256. Vídeos@Juventudes.br Um estudo sobre vídeos compartilhados no YouTube
261. Argumentação e questionamento para e na aprendizagem: storyboard do modulo i do arguquest
262. MOODLE (aka SLOODLE) – um LMS no Second Life
263. Língua Gestual Portuguesa no Ensino: Interpretação à
277. E-portfolios y PLEs en Educación Primaria
279. Práticas com a Moodle: um estudo centrado no CCUM
282. e-Portfólios e a sua importância para a avaliação das aprendizagens e inserção no mercado de trabalho (caso prático de um curso profissional de Multimédia)
283. Uso de un PLE docente en asignaturas de lengua en la universidad: estudio de caso
286. Uso educativo dos tradutores online para o desenvolvimento de competências linguísticas e cognitivas
313. Comunidades de Prática e TIC: Que Realidades?
318. A formação do professor de Matemática: relação entre uma abordagem construcionista e o uso de recursos tecnológicos.
320. Construção de um Cenário em “b-learning”: «Aprender, TIC e Educação para a Paz»
330. Estilos de Liderança em Comunidades de Prática Online
339. Interacção numa Rede Social em Contexto de Estágio
351. Las rúbricas como ayuda en las reflexiones contenidas en portafolios digitales.
358. O Modelo da Comunidade de Inquirição: Coordenação de Curso e Presença Social num Contexto de Aprendizagem Online
369. Uma arquitectura de interoperabilidade entre sistemas de gestão de aprendizagem e ferramentas Web2.0
379. Formação de professores de Ciências sobre QI em regime de bLearning
395. Online tutoria – meeting students needs
408. O e-portefólio num contexto de aprendizagem online
414. A comunicação video-web no ensino de línguas estrangeiras: contributo do projecto NIFLAR
437. Complexmedia: plataforma digital integradora para experimentos educacionais dedicados ao ensino de física
439. Portafolios Digitales y Evaluación por competencias: estudio de casos múltiples entre la Universidad de Barcelona y la Universidad Católica de Temuco

D. COMPETÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES, EDUCADORES E OUTROS PROFISSIONAIS (N=26)

26. Tele-colaboración entre alumnado y profesorado del Programa de Diversificación Curricular de dos centros en torno al estudio de problemas eco-sociales
63. Nivel de competencia profesional de los docentes 2.0 del campus virtual compartido (cvc) del g9
75. Representación del conocimiento en profesores sobre el uso de las TIC. Estudio cualitativo
109. Comparativa de patrones de secuencias de tareas de aprendizaje en la enseñanza universitaria
161. Literacia Digital: a linguagem áudio-scripto-visual
164. Mediação pedagógica no curso de especialização a distância em Gestão educacional da Universidade Aberta do Brasil
163. O uso da Web 2.0 na construção de saberes no ensino médio do Colégio Militar do Rio de Janeiro: novos (per) cursos na formação docente?
207. El compromiso de trabajo como metodología para la adquisición de competencias digitales en la formación inicial del profesorado
215. Linhas emergentes na ação do designer instrucional
223. Concepciones de los profesores sobre el uso de los recursos asociados a internet. Un estudio inicial sobre tres profesoras de secundaria
247. Alfabetización digital del profesorado. ¿Necesidad o desafío?
278. La tecnología en el ámbito de la educación musical: usos y formación del profesorado
300. Intercâmbios, Comunidades Virtuais e Formação de Professores
334. University teachers ICT competence: evaluation indicators based on a pedagogical model
338. Las plataformas virtuales como apoyo a la formación de los directores de centros educativos
341. O professor coletivo: a contradição na atuação dos tutores em cursos na modalidade a distância
344. Dinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC
348. Dinâmica da Resolução Criativa de Problemas: uma forma de sensibilizar professores de artes para a utilização das TIC
385. CYBERTRAINING – da investigação à construção de um manual para formadores sobre CYBERBULLYING – um projecto europeu!
387. A formação de professores para o ensino na era da tecnologia da informação e comunicação
392. Percursos da Inclusão Digital: Usos dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização
393. To be or not to be: the importance of a Digital Identity in the networked society
398. Metas de Aprendizagem na Área das TIC: Aprender Com Tecnologias
420. Tecnologias, inovação e desenvolvimento profissional docente no século XXI (ou, pergunte-se aos alunos o que os professores precisam de aprender)
441. Curso de atendimento educacional especializado: formação de professores a distância em educação especial
443. Tornar-se professor online: a formação online de professores universitários portugueses para a docência online

E. E-LEARNING E APLICAÇÕES EDUCATIVAS EMERGENTES (N=25)

87. La educación en línea desde las racionalidades educativas. Un estudio comparativo de casos en España
114. Percepciones de Futuros Docentes respecto al Aprendizaje Colaborativo Virtual: El caso de Synergeia
123. Beyond a formative assessment: ePortfolios to promote autonomous, critical and reflective students at Higher Education, a case study
141. Utilização da Robótica Educativa como fator integrador no Curso de Graduação em Ciência da Computação
152. The Proliferation of Educational Robotics
187. e-lab: plataforma de apoio ao ensino e à aprendizagem da Física e da Química
197. Instituciones transparentes a la sociedad
202. Visualização com nuvens de tags
209. O uso da escrita sensível em interações virtuais
231. Enquadramento teórico para a integração de tecnologias móveis em contexto educativo
232. Videojuegos: la educación en valores a través de las nuevas tecnologías
233. Tecnología Webquest y Plataforma Moodle integradas para apoyar el proceso de enseñanza-aprendizaje en el ámbito universitario dentro del Espacio Europeo de Educación Superior
259. Objetos de aprendizagem como uma alternativa pedagógica na construção de conceitos de probabilidade
260. Chatterbot: a virtual learning environment employing a virtual agent
264. Una conceptualización de las plataformas de teleformación para todos
290. Robótica e Criatividade: Um Relato de Experiência no Ensino Fundamental
291. Aprendizaje en mundos virtuales
373. Comunicação mediada por computadores em ambientes de aprendizagem formal
375. Factores críticos na implementação de Ambientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia
389. A Utilização das Ferramentas Web 2.0 e o seu impacto na prática docente
391. A utilização do fórum de discussão em actividades de aprendizagem baseada na resolução de problemas no ensino secundário
422. As tecnologias da informação no enfoque das orientações acadêmicas em ambiente virtual
423. Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras “em qualquer lugar do mundo”: estratégias e soluções inovadoras no âmbito da oralidade
426. Technology and E-learning in Higher Education: a proposal for a pedagogical model
457. Plan Ceibal

.

Ex-libris MENEZ

Um Contributo

Trackbacks & Pingbacks

  1. Tweets that mention Artigos | ticEDUCA2010 -- Topsy.com

Contributos no disponveis.