Skip to content

Encontro

Contexto e objectivos

Numa altura em que o apetrechamento das escolas portuguesas com recursos informáticos começa a atingir patamares aceitáveis, ganham pertinência e acuidade as questões relacionadas com o modo como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ser integradas na actividade regular de alunos e professores.

Entre outros aspectos, importa conhecer como são usadas as TIC, com que objectivos e que implicações têm nas diferentes dimensões do processo de ensino e de aprendizagem, quer ao nível da sala de aulas, quer da escola enquanto organização.

Mais do que a mera utilização das tecnologias para execução das tarefas habitualmente solicitadas aos alunos, pretende-se trazer para o centro da discussão a reflexão sobre o potencial que muitos atribuem às tecnologias de informação e comunicação enquanto factor indutor de inovação e mudança da própria Escola.

Tendo como ponto de partida trabalhos ilustrativos de diferentes realidades, locais, nacionais e internacionais, o I Encontro Internacional TIC e Educação assume como principais objectivos:

  • Divulgar práticas de inovação curricular com TIC desenvolvidas nas escolas portuguesas e em outros contextos de formação e aprendizagem;
  • Reflectir sobre os modos mais adequados para documentação, comunicação e disseminação dessas práticas;
  • Analisar a investigação realizada e discutir os trabalhos empíricos em desenvolvimento visando a utilização criativa e inovadora das TIC;
  • Identificar áreas prioritárias de intervenção e de investigação como contributo para a plena utilização dos recursos digitais disponíveis, dentro e fora da escola.


Público-alvo

O Encontro ticEDUCA2010 dirige-se a investigadores, professores, educadores e outros profissionais ligados à formação e ao ensino e aprendizagem com as TIC.

É também um espaço especialmente destinado a estudantes de doutoramento nomeadamente na área da utilização das TIC para fins educativos ou formativos.

As empresas de alguma maneira relacionadas com a produção de conteúdos ou com outros processos de suporte à aprendizagem e à formação dispõem também de um espaço para apresentação e divulgação dos seus produtos, de acordo com política de patrocínios definida (contactar o Secretariado do Encontro através do correio electrónico: ticeduca@ie.ul.pt)



Ex-libris MENEZ