Skip to content

Oradores

Foram vários os oradores e especialistas convidados que aceitaram estar entre nós e partilhar connosco a sua expertise. Aqui ficam as suas breves notas biográficas e contactos.


Seminário doutoral

Maria Elizabeth de Almeida
PUC de São Paulo

Elizabeth Almeida é coordenadora e docente da linha de investigação Novas Tecnologias em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação – Currículo. É Matemática e Doutora em Educação, com Pós-Doutoramento desenvolvido no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. É coordenadora do grupo de investigação Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital, certificado pelo CNPq e membro do grupo de assessores pedagógicos do programa Um Computador por Aluno – UCA, do Ministério da Educação do Brasil. Tem realizado trabalho de investigação, especialmente, sobre temas relacionados com as tecnologias na educação.



Seminário doutoral

José Luis Rodríguez Illera
Universidade de Barcelona

José Luis Rodríguez Illera coordena o programa de doutoramento em Multimédia Educativo, do grupo de investigação Ensino e Aprendizagem Virtuais e de outro grupo, em torno da mesma temática, sobre inovação docente. É director da revista electrónica Interactive Educational Multimedia (http://greav.ub.edu/iem/). Tem produzido extensa investigação teórica e aplicada sobre o uso das tecnologias com fins educativos, para além do desenvolvimento de diversas aplicações informáticas nas áreas da aprendizagem da escrita, leitura e comunicação. As suas principais áreas de trabalho e investigação actuais são a alfabetização digital, o desenvolvimento e uso de portefólios digitais e a exploração de metodologias inovadoras ao nível da docência universitária.

Seminário doutoral António J.Osório
Universidade do Minho

António J. Osório coordena o Centro de Competência da Universidade do Minho e é responsável pela área disciplinar de Tecnologias de Informação e Comunicação dos cursos de Especialização e Mestrado em Estudos da Criança. Tem larga experiência de investigação e de orientação de dissertações de mestrado e teses de doutoramento na área das TIC. Entre outras, actualmente trabalha e investiga em áreas relacionadas com a utilização dos computadores portáteis nos primeiros anos de escolaridade, com a formação e desenvolvimento de competências profissionais dos professores para a integração curricular das TIC.

Conferência
doutoral
Research for Learning; Research about e-Learning

Richard Andrews
Universidade de Londres

Richard Andrews é editor do The Impact of ICT on Literacy Education (Routledge, 2004), co-editor do The Handbook of E-learning Research (Sage 2007) e co-autor do E-learning Theory and Practice, com Caroline Haythornthwaite (Sage 2011). Tem como interesses de pesquisa temas relacionados com a argumentação e o desenvolvimento da escrita ao nível da escola e da universidade. Ocupou cargos de professor na Universidade de Middlesex, Hull e York, e tem leccionado na Universidade de Nova York. Richard Andrews faz parte dos conselhos editoriais das revistas Learning, Media and Technology (para a qual irá editar um número especial em 2011); Argumentation; Changing English e International Journal of Computer Assisted Language Learning.

Sessão Plenária I Balancing the Two Faces of ePortfolios Helen Barrett
Universidade do Alaska Anchorage, EUA

Helen Barrett retirou-se recentemente das actividades universitárias que desenvolvia no departamento de Educação da Universidade Anchorage, no Alasca, mas continua a trabalhar e a apresentar comunicações sobre portfolios electrónicos por todo o mundo. Começou a interessar-se pela problemática dos
portfolios electrónicos no início dos anos 90 e edita a página Web de Tecnologias e Avaliação Alternativa desde 1995. Entre 1983 e 2001 trabalhou no Alasca com a Escola Distrital de Fairbanks, primeiro como coordenadora da área de Desenvolvimento de Pessoal e, depois, com a Universidade Anchorage. Foi
responsável por diferentes programas de Tecnologias Educativas para o ensino superior universitário.

Sessão Plenária II
Personal Learning Environments
Graham Attwell
Pontydysgu, País de Gales, Reino Unido

Graham Attwell é Director da Pontydysgu, uma instituição dedicada à pesquisa e intervenção na Educação. É membro Associado do Institute for Employment Research da Universidade de Warwick e Gastwissenschaftler na Technik und Bildung Institut, da Universidade de Bremen. Nascido em 1953, licenciado em História pela University de Wales, Swansea College, Graham foi director do Centro de Investigação e Desenvolvimento Educativo no Gwent Tertiary College (1993-1996) e é actualmente investigador sénior da Universidade de Bremen.

Simpósio

25 Anos de TIC na Educação em Portugal

Paulo Dias
Universidade do Minho

Paulo Dias é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Desenvolve a actividade científica no Centro de Investigação em Educação nos domínios das tecnologias de informação e comunicação na educação, e-learning e educação a distância, e comunidades de aprendizagem online, no âmbito da qual coordena e participa em vários projectos nacionais e europeus. É responsável pelo Centro de Competência da Universidade do Minho desde 1997 e pela organização da Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges, cuja primeira edição teve lugar em 1999. É membro da comissão científica de diversas conferências nacionais e internacionais, autor e co-autor de cerca de uma centena de trabalhos científicos publicados no país e no estrangeiro, nomeadamente Alemanha, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, Holanda, Inglaterra e México.

Simpósio

25 Anos de TIC na Educação em Portugal

António Dias de Figueiredo
Universidade de Coimbra

António Dias de Figueiredo é Professor Catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), onde se dedica à investigação em “Sistemas de Informação nas Organizações” e “Tecnologias da Informação e da Comunicação na Aprendizagem”. Foi o proponente, em 1985, do Projecto MINERVA, de introdução dos recursos informáticos na educação não superior em Portugal, tendo coordenado nacionalmente o mesmo projecto durante a sua fase piloto, entre Outubro de 1985 e Outubro de 1988. É autor de vários capítulos em livros publicados no País e no estrangeiro. Entre as suas publicações internacionais em livro mais recentes contam-se o livro “Managing Learning in Virtual Settings: the Role of Context” (2006), o capítulo IV, “Action Research and Design in Information Systems: Two Faces of a Single Coin”, do livro “Information Systems Action Research: An Applied View of Emerging Concepts and Methods” (2007) e a entrada “The Sustainability of e-Collaboration” de “The Encyclopedia of E-Collaboration” (2008).

Simpósio

25 Anos de TIC na Educação em Portugal

João Pedro da Ponte
Universidade de Lisboa

João Pedro da Ponte é Professor Catedrático e Director do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem coordenado diversos projectos de investigação em Educação, nas áreas da Didáctica da Matemática, formação de professores e Tecnologias de Informação e Comunicação e dirigiu numerosas teses de mestrado e doutoramento. Integrou o Projecto MINERVA, tendo sido coordenador de um dos seus pólos e autor da avaliação interna do projecto (1994). Realizou também a avaliação externa de diversos projectos relacionados com as tecnologias de informação e comunicação, entre os quais o CeNet (2003) e o Internet@eb1 (2006).

Simpósio

25 Anos de TIC na Educação em Portugal

José Luís Ramos
Universidade de Évora

José Luís Pires Ramos, Doutor em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade de Évora, é Professor Associado da Universidade de Évora e membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, onde coordena o grupo “ ICT in education”. É membro do grupo internacional de investigação em TIC [CyberDidacTIC], com sede na Universidade da Extremadura. É Coordenador do Núcleo Minerva e Centro de Competência CRIE. É membro associado da EDUCOM desde a sua fundação.

Simpósio

25 Anos de TIC na Educação em Portugal

João Correia de Freitas
Universidade Nova de Lisboa

João Correia de Freitas é Biólogo. Foi professor do ensino secundário (1979-85), integrou o Pólo FCTUNL do Projecto MINERVA (1985-94), a uARTE (Programa Internet na Escola) do MCT (1997-2003) e a CRIE do ME (2005-2007). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa e Prof. Auxiliar da FCT/UNL, docente de Tecnologia Educativa e responsável pelo Laboratório de e-Learning da FCT. Co-fundador, sócio nº 1 da EDUCOM e seu primeiro presidente. Foi membro de Associações de Pais e da Federação Concelhia de Cascais.

Mesa redonda

As empresas tecnológicas e a Educação: que convergências

Carlos Santos
Sapo-Campus (Universidade de Aveiro | TMN-PT)

Carlos Santos é docente do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro. É coordenador do projecto de investigação SAPO Campus, coordenador executivo do Laboratório do SAPO na UA e colaborador da unidade de investigação CETAC.media. Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com PLEs e a promoção da utilização de serviços da Web 2.0 em contexto educativo.

Mesa redonda

As empresas tecnológicas e a Educação: que convergências


José Vítor Pedroso
ERTE – DGIDC / Ministério da Educação

José Vítor Pedroso tem a licenciatura em Sociologia e é o responsável pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Com larga experiência profissional na área da utilização educativa das tecnologias de informação e comunicação para fins educativos, José Vítor Pedroso coordena os projectos  Semanas eSkills, ASPECTO – adoção de padrões e especificações para Conteúdo Educacional, SPICE e eTwinning. De 1999 a 2001 foi responsável pela formação de professores na uARTE – Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, sendo antes disso director do Centro de Competência Malha Atlântica.