Oradores
Foram vários os oradores e especialistas convidados que aceitaram estar entre nós e partilhar connosco a sua expertise. Aqui ficam as suas breves notas biográficas e contactos.
![]() Seminário doutoral |
Maria Elizabeth de Almeida PUC de São Paulo Elizabeth Almeida é coordenadora e docente da linha de investigação Novas Tecnologias em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação – Currículo. É Matemática e Doutora em Educação, com Pós-Doutoramento desenvolvido no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. É coordenadora do grupo de investigação Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital, certificado pelo CNPq e membro do grupo de assessores pedagógicos do programa Um Computador por Aluno – UCA, do Ministério da Educação do Brasil. Tem realizado trabalho de investigação, especialmente, sobre temas relacionados com as tecnologias na educação. |
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![]() Seminário doutoral |
José Luis Rodríguez Illera Universidade de Barcelona José Luis Rodríguez Illera coordena o programa de doutoramento em Multimédia Educativo, do grupo de investigação Ensino e Aprendizagem Virtuais e de outro grupo, em torno da mesma temática, sobre inovação docente. É director da revista electrónica Interactive Educational Multimedia (http://greav.ub.edu/iem/). Tem produzido extensa investigação teórica e aplicada sobre o uso das tecnologias com fins educativos, para além do desenvolvimento de diversas aplicações informáticas nas áreas da aprendizagem da escrita, leitura e comunicação. As suas principais áreas de trabalho e investigação actuais são a alfabetização digital, o desenvolvimento e uso de portefólios digitais e a exploração de metodologias inovadoras ao nível da docência universitária. |
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António J.Osório Universidade do Minho António J. Osório coordena o Centro de Competência da Universidade do Minho e é responsável pela área disciplinar de Tecnologias de Informação e Comunicação dos cursos de Especialização e Mestrado em Estudos da Criança. Tem larga experiência de investigação e de orientação de dissertações de mestrado e teses de doutoramento na área das TIC. Entre outras, actualmente trabalha e investiga em áreas relacionadas com a utilização dos computadores portáteis nos primeiros anos de escolaridade, com a formação e desenvolvimento de competências profissionais dos professores para a integração curricular das TIC. |
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![]() doutoral Research for Learning; Research about e-Learning |
Richard Andrews
Richard Andrews é editor do The Impact of ICT on Literacy Education (Routledge, 2004), co-editor do The Handbook of E-learning Research (Sage 2007) e co-autor do E-learning Theory and Practice, com Caroline Haythornthwaite (Sage 2011). Tem como interesses de pesquisa temas relacionados com a argumentação e o desenvolvimento da escrita ao nível da escola e da universidade. Ocupou cargos de professor na Universidade de Middlesex, Hull e York, e tem leccionado na Universidade de Nova York. Richard Andrews faz parte dos conselhos editoriais das revistas Learning, Media and Technology (para a qual irá editar um número especial em 2011); Argumentation; Changing English e International Journal of Computer Assisted Language Learning.
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Helen Barrett Universidade do Alaska Anchorage, EUA Helen Barrett retirou-se recentemente das actividades universitárias que desenvolvia no departamento de Educação da Universidade Anchorage, no Alasca, mas continua a trabalhar e a apresentar comunicações sobre portfolios electrónicos por todo o mundo. Começou a interessar-se pela problemática dos |
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![]() Personal Learning Environments |
Graham Attwell Pontydysgu, País de Gales, Reino Unido Graham Attwell é Director da Pontydysgu, uma instituição dedicada à pesquisa e intervenção na Educação. É membro Associado do Institute for Employment Research da Universidade de Warwick e Gastwissenschaftler na Technik und Bildung Institut, da Universidade de Bremen. Nascido em 1953, licenciado em História pela University de Wales, Swansea College, Graham foi director do Centro de Investigação e Desenvolvimento Educativo no Gwent Tertiary College (1993-1996) e é actualmente investigador sénior da Universidade de Bremen. |
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![]() 25 Anos de TIC na Educação em Portugal |
Paulo Dias
Paulo Dias é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Desenvolve a actividade científica no Centro de Investigação em Educação nos domínios das tecnologias de informação e comunicação na educação, e-learning e educação a distância, e comunidades de aprendizagem online, no âmbito da qual coordena e participa em vários projectos nacionais e europeus. É responsável pelo Centro de Competência da Universidade do Minho desde 1997 e pela organização da Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges, cuja primeira edição teve lugar em 1999. É membro da comissão científica de diversas conferências nacionais e internacionais, autor e co-autor de cerca de uma centena de trabalhos científicos publicados no país e no estrangeiro, nomeadamente Alemanha, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, Holanda, Inglaterra e México.
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![]() 25 Anos de TIC na Educação em Portugal |
António Dias de Figueiredo Universidade de Coimbra António Dias de Figueiredo é Professor Catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), onde se dedica à investigação em “Sistemas de Informação nas Organizações” e “Tecnologias da Informação e da Comunicação na Aprendizagem”. Foi o proponente, em 1985, do Projecto MINERVA, de introdução dos recursos informáticos na educação não superior em Portugal, tendo coordenado nacionalmente o mesmo projecto durante a sua fase piloto, entre Outubro de 1985 e Outubro de 1988. É autor de vários capítulos em livros publicados no País e no estrangeiro. Entre as suas publicações internacionais em livro mais recentes contam-se o livro “Managing Learning in Virtual Settings: the Role of Context” (2006), o capítulo IV, “Action Research and Design in Information Systems: Two Faces of a Single Coin”, do livro “Information Systems Action Research: An Applied View of Emerging Concepts and Methods” (2007) e a entrada “The Sustainability of e-Collaboration” de “The Encyclopedia of E-Collaboration” (2008). |
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![]() 25 Anos de TIC na Educação em Portugal |
João Pedro da Ponte Universidade de Lisboa João Pedro da Ponte é Professor Catedrático e Director do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem coordenado diversos projectos de investigação em Educação, nas áreas da Didáctica da Matemática, formação de professores e Tecnologias de Informação e Comunicação e dirigiu numerosas teses de mestrado e doutoramento. Integrou o Projecto MINERVA, tendo sido coordenador de um dos seus pólos e autor da avaliação interna do projecto (1994). Realizou também a avaliação externa de diversos projectos relacionados com as tecnologias de informação e comunicação, entre os quais o CeNet (2003) e o Internet@eb1 (2006). |
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![]() 25 Anos de TIC na Educação em Portugal |
José Luís Ramos Universidade de Évora José Luís Pires Ramos, Doutor em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade de Évora, é Professor Associado da Universidade de Évora e membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, onde coordena o grupo “ ICT in education”. É membro do grupo internacional de investigação em TIC [CyberDidacTIC], com sede na Universidade da Extremadura. É Coordenador do Núcleo Minerva e Centro de Competência CRIE. É membro associado da EDUCOM desde a sua fundação. |
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![]() 25 Anos de TIC na Educação em Portugal |
João Correia de Freitas Universidade Nova de Lisboa João Correia de Freitas é Biólogo. Foi professor do ensino secundário (1979-85), integrou o Pólo FCTUNL do Projecto MINERVA (1985-94), a uARTE (Programa Internet na Escola) do MCT (1997-2003) e a CRIE do ME (2005-2007). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa e Prof. Auxiliar da FCT/UNL, docente de Tecnologia Educativa e responsável pelo Laboratório de e-Learning da FCT. Co-fundador, sócio nº 1 da EDUCOM e seu primeiro presidente. Foi membro de Associações de Pais e da Federação Concelhia de Cascais. |
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![]() As empresas tecnológicas e a Educação: que convergências |
Carlos Santos Sapo-Campus (Universidade de Aveiro | TMN-PT) Carlos Santos é docente do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro. É coordenador do projecto de investigação SAPO Campus, coordenador executivo do Laboratório do SAPO na UA e colaborador da unidade de investigação CETAC.media. Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com PLEs e a promoção da utilização de serviços da Web 2.0 em contexto educativo. |
Mesa redonda
As empresas tecnológicas e a Educação: que convergências |
José Vítor Pedroso ERTE – DGIDC / Ministério da Educação José Vítor Pedroso tem a licenciatura em Sociologia e é o responsável pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Com larga experiência profissional na área da utilização educativa das tecnologias de informação e comunicação para fins educativos, José Vítor Pedroso coordena os projectos Semanas eSkills, ASPECTO – adoção de padrões e especificações para Conteúdo Educacional, SPICE e eTwinning. De 1999 a 2001 foi responsável pela formação de professores na uARTE – Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, sendo antes disso director do Centro de Competência Malha Atlântica. |