Skip to content

Número especial da Revista EFT

by ticEDUCA2010 on June 16th, 2011

RevistaA Revista Educação, Formação & Tecnologias publica um número especial com textos seleccionados do ticEDUCA2010.

 

No Editorial, pode ler-se:

“Este segundo número extra da revista “Educação, Formação & Tecnologias” surge na sequência da parceria editorial estabelecida com a organização do I Encontro Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2010, uma iniciativa do Insituto de Educação da Universidade de Lisboa que teve lugar no passado mês de Novembro em Lisboa (http://ticeduca2010.ie.ul.pt). Subordinado ao tema “Inovação Curricular com TIC”, o Encontro contou com a participação de diferentes especialistas nacionais e internacionais, estes últimos no campo dos e‐portefólios e dos ambientes pessoais de aprendizagem.

Duas temáticas de grande actualidade e com grande potencial precisamente quando se trata de equacionar o papel que as tecnologias de informação e comunicação poderão desempenhar na transformação dos modos de organizar o ensino e a aprendizagem. Para além de um Simpósio comemorativo do início do Projecto MINERVA e do trabalho de integração das TIC na Educação desenvolvido ao longo de vinte e cinco anos em Portugal, com a participação de cinco dos seus principais intervenientes directos, do ponto de vista científico o Encontro contou com a apresentação de cerca de duas centenas e meia de trabalhos (comunicações, simpósios e posters) de investigadores e “práticos” oriundos de uma dezena de países, a maior parte deles de Espanha, Brasil e Portugal.

É precisamente desse conjunto de trabalhos que seleccionámos os textos agora apresentados neste número extra da revista. Para além de critérios editoriais naturalmente relacionados com a qualidade científica, quisemos dar expressão a formas diferentes de concretizar o objectivo de ajudar a perceber como as TIC podem constituir um avanço do ponto de vista do trabalho curricular. Ou seja, como as TIC podem induzir processos inovadores nomeadamente em termos de metodologias de trabalho, quer de professores, quer de alunos – e de uns com os outros –,  dentro ou fora dos espaços formais de aprendizagem.

De → Informação

Contributos no disponveis.