Consulta dos textos das comunicações
Consultar os RESUMOS de Conferências, Simpósios, Posters e Projectos de Doutoramento, bem como os textos completos das COMUNICAÇÕES apresentadas durante o I Encontro Internacional TIC e Educação.
Para citar:
COSTA, Fernando; MIRANDA, Guilhermina; MATOS, João; CHAGAS, Isabel & CRUZ, Elisabete (Orgs.) (2010). Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC [Edição em CD-Rom]. Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Número especial da Revista EFT
A Revista Educação, Formação & Tecnologias publica um número especial com textos seleccionados do ticEDUCA2010.
No Editorial, pode ler-se:
“Este segundo número extra da revista “Educação, Formação & Tecnologias” surge na sequência da parceria editorial estabelecida com a organização do I Encontro Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2010, uma iniciativa do Insituto de Educação da Universidade de Lisboa que teve lugar no passado mês de Novembro em Lisboa (http://ticeduca2010.ie.ul.pt). Subordinado ao tema “Inovação Curricular com TIC”, o Encontro contou com a participação de diferentes especialistas nacionais e internacionais, estes últimos no campo dos e‐portefólios e dos ambientes pessoais de aprendizagem.
Duas temáticas de grande actualidade e com grande potencial precisamente quando se trata de equacionar o papel que as tecnologias de informação e comunicação poderão desempenhar na transformação dos modos de organizar o ensino e a aprendizagem. Para além de um Simpósio comemorativo do início do Projecto MINERVA e do trabalho de integração das TIC na Educação desenvolvido ao longo de vinte e cinco anos em Portugal, com a participação de cinco dos seus principais intervenientes directos, do ponto de vista científico o Encontro contou com a apresentação de cerca de duas centenas e meia de trabalhos (comunicações, simpósios e posters) de investigadores e “práticos” oriundos de uma dezena de países, a maior parte deles de Espanha, Brasil e Portugal.
É precisamente desse conjunto de trabalhos que seleccionámos os textos agora apresentados neste número extra da revista. Para além de critérios editoriais naturalmente relacionados com a qualidade científica, quisemos dar expressão a formas diferentes de concretizar o objectivo de ajudar a perceber como as TIC podem constituir um avanço do ponto de vista do trabalho curricular. Ou seja, como as TIC podem induzir processos inovadores nomeadamente em termos de metodologias de trabalho, quer de professores, quer de alunos – e de uns com os outros –, dentro ou fora dos espaços formais de aprendizagem.
Os nossos colaboradores estudantes
ticEDUCA2010 visto pelos participantes
Tag Cloud – sessões temáticas
Durante cada sessão temática, os alunos de Tecnologias Educativas II, do 2º ano da Licenciatura em Ciências da Educação, do Instituto de Educação, assistiram às comunicações apresentadas em cada sala, registando as principais “tags” que melhor descreviam os assuntos apresentados e discutidos. No final de cada sessão, reuniram todas as “tags” de todas as salas e, após contarem as suas frequências, identificaram as “tags” mais frequentes, construindo a partir daí a TAG CLOUD da sessão temática.
Partilhamos o resultado da criação da Tag Cloud de cada sessão temática:
Sessão temática II
Vídeos das sessões plenárias
Já se encontram disponíveis os vídeos das sessões plenárias do ticEDUC2010. Para poderem ser visualizados basta aceder à página a partir da qual foi feita a transmissão: www.sp.ul.pt/ticeduca. Agradecemos publicamente a todos os profissionais do SPUL – Serviços Partilhados da Universidade de Lisboa -, que tornaram possível a vídeodifusão durante o encontro e, agora, a partilha de documentos de tão grande relevância para a comunidade educativa.
Dias de Figueiredo (Parte 2)
Um dos vídeos mais esperados (parte 1)
Notícias sobre o ticEDUCA2010
TIC: há 25 anos em Portugal, no EDUCARE.PT
“Primeiro Encontro Internacional TIC e Educação -TicEDUCA2010 reuniu, em Lisboa, vários especialistas e investigadores da área da utilização das novas tecnologias da informação. A boa notícia é que há experiências bem-sucedidas, a má é que as TIC podem ser uma fonte de distracção das actividades lectivas. Em ambos os lados, os professores têm um papel preponderante.”
Algumas palavras bonitas
Aqui ficam algumas palavras bonitas que entretanto fomos recebendo.
A primeira é do próprio Prof. Dias de Figueiredo:
“Tentei despedir-me, antes de regressar a Coimbra, mas não consegui encontrá-lo. Aqui fica, assim, a minha despedida, com um sincero aplauso por uma conferência tão bem organizada, tão participada, tão agradável e tão oportuna. Peço-lhe que transmita também aos seus companheiros de organização e aventura os meus sinceros parabéns.”
O Prof. Richard Andrews disse:
“Dear Fernando and Joao Pedro, I wish to thank you both for inviting me to ticEDUCA2010. Not only was it a brilliantly organized conference – it was also intellectually stimulating (although my Portuguese is minimal, the synaptic connections were in action ). It was a pleasure to meet you both, and also your colleagues and students from the University and from across Portugal.”
Também a Dra. Helen Barrett escreveu no seu blogue:
“It is always interesting to get another perspective on my work from another country. I provided the opening keynote for ticEDUCA 2010 sponsored by the University of Lisbon, Portugal, their First International Meeting devoted to the problems of using ICT for learning. It was literally standing room only during the opening session… the largest group I have addressed in years (including the AAEEBL conference in July). By a show of hands at the beginning of my keynote, about half of the room were K-12 teachers, the other half were from higher education. The meeting had one distinction: the hashtag #ticeduca2010 (ICT and Education Conference) was tweeted more than the Summit Meeting of NATO at Lisbon being held at the same time. I guess the followers of the NATO conference are not active on Twitter, like these educators are! Their blog points out the highlights of the conference. I left the social dinner prior to the music! Jet lag overpowered me in the middle this four day trip!”
Numa mensagem de correio electrónico, o Prof. José Luís Rodríguez Illera afirma:
“espero que hayas sobrevivido al congreso! La verdad es que han sido unos días muy intensos. En fin, felicidades por el éxito y el trabajo bien hecho.”
As fotos no Flickr
Muitas das fotos tiradas durante o encontro estão por aí e vai ser divertido andar à procura delas, tantos os fotógrafos!!
Na conta no Flickr disponibilizaremos as que formos juntando: http://www.flickr.com/photos/ticeduca2010/
Hashtag do ticEDUCA2010
Como diz o Paulo Simões (obrigado!), aqui fica um cheirinho da tecnologia das pessoas para memória futura! A discussão no Twitter! Nos dias 19 e 20 ticEDUCA2010 foi a hashtag número 1 em Portugal!
Canal ticEDUCA2010 no Youtube
Canal ticEDUCA2010 no Youtube: para acompanhar, pois aí serão disponibilizados alguns dos vídeos do Encontro.
http://www.youtube.com/user/ticeduca2010
Apresentações no Slideshare
As apresentações são disponibilizadas no Slideshare do ticEDUCA2010 à medida que nos forem chegando. Aqui fica o convite a todos os autores para nos fazerem chegar os seus materiais.
Um apontamento musical
Jantar social
Sorteio de brindes
Um dos nossos principais patrocinadores, a TMN, oferece 3 excelentes prémios para sortear entre os participantes do ticEDUCA2010.
Eis os prémios sorteados durante o jantar:
1 Portátil INSYS Style-3G 8724SR 12″
Monitor 12.1″ Wide WXGA CinemaBrite
PLACA INTERNA 3G HSDPA até 7.2 Mbps cartão BL PRÉ PAGA tmn Processador Intel Pentium Dual Core T3400 – 2,16 GHz Placa Gráfica SiS M672 Shader.2 DirectX.9 Memória 5 GB (3GB RAM+2GB MMC Turbo Boost) 320 GB Disco Gravador de DVD, Wi-Fi, bluetooth Câmara 1,3 MPIX, Leitor de Cartões 7 em 1 + Peso 1,8KG Windows Vista Premium e Office 2007 em Português1 Iphone 4
1 Blackberry
A Microsoft oferece, por sua vez, uma XBox.
Obrigado aos nossos patrocinadores. Felicidades aos participantes do ticEDUCA2010!
Graham Atwell
The two faces of…
Casa cheia
Helen Barret
VideoDifusão
Os serviços partilhados na Universidade de Lisboa fizeram a vídeodifusão do evento em directo
Caso não consiga visualizar clique aqui
Check-in
A todos os participantes no ticEDUCA:
De forma a agilizar o processo de acreditação dos participantes, informamos a recepção e a entrega da documentação do Encontro, será organizada em 4 Postos de atendimento por ordem alfabética do primeiro nome. Pode ver desde já e registar o ponto de acesso para onde deve dirigir-se para receber a sua documentação.
Conferência Doutoral
Shengen Agreement
To all the foreign participantes of the ticEDUCA2010:
Don’t forget to bring your passport, because the Shengen Agreement is without effect between today and the 20th of November.
Informação para todos os educadores e professores inscritos no curso de formação que a participação no I Encontro Internacional TIC e Educação representa (de acordo com a acreditação feita em devido tempo junto do Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), na modalidade de CURSO DE FORMAÇÃO).
De forma a fornecer orientações sobre o processo de participação e de avaliação, solicitamos que os professores inscritos estejam na sala TE 1, no dia 19 de Novembro (Sábado), às 14h30. Esta reunião durará cerca de 25 minutos, e terá como agenda a organização e a gestão dos aspectos relativos a esta acção de formação.
Almost ready
Plano final das sessões temáticas
Informamos que acabámos de disponibilizar o plano definitivo das sessões temáticas paralelas, com as informações, para cada tema, sobre os títulos das comunicações, respectivos autores e moderadores que poderemos encontrar em cada sala.
Resumos do ticEDUCA2010
Informamos que acabámos de disponibilizar os resumos de todos os trabalhos apresentados no encontro. Para além dos resumos de Artigos, Simpósios e Posters, incluem-se também resumos das Conferências convidadas e dos Projectos de doutoramento. Com os respectivos textos completos, este material fará parte das Actas do Encontro, que serão distribuídas aos participantes oportunamente.
Visão geral do Programa
Agora que começou a contagem decrescente, aí estão os materiais indispensáveis à organização de cada um. Começamos por disponibilizar uma Visão Geral do Programa (versão actualizada em 15 Nov. 2010).
Vídeodifusão do ticEDUCA2010
Informamos todos quantos quiseram participar no ticEDUCA2010 e já não puderam inscrever-se por ter sido esgotada a capacidade das instalações do Instituto de Educação, mas também quantos por esse país fora se interessam por estas questões, que será assegurada a vídeo-difusão dos seguintes momentos do evento:
6ª feira, dia 19
- Sessão de Abertura | 9:30H
- Sessão Plenária I | 10:00H | Helen Barrett | sobre portefólios electrónicos
- Sessão Plenária II | 11:30 H | Graham Attwell | sobre ambientes de aprendizagem personalizados
Sábado, dia 20
- Simpósio I | 09:00H | simpósio comemorativo dos 25 anos de utilização das TIC na Educação em Portugal
- Mesa Redonda | 15:30H | sobre a convergência entre as empresas tecnológicas e a Educação
- Sessão Plenária III | 16:30H | sobre o balanço do encontro e sobre as perspectivas futuras
- Sessão de encerramento | 17:30H
A video-difusão será assegurada pelos Serviços Partilhados da Universidade de Lisboa em colaboração com os nossos colegas da DGIDC-ME, a quem agradecemos desde logo, a preciosa colaboração.
Em breve será aqui divulgado o link para poder acompanhar as actividades!
Depois é só passar palavra!
Apresentação de Livro sobre Podcasts
Uma das actividades extra do ticEDUCA2010 será a apresentação da obra Podcasts para Aprender e Ensinar em Contexto, organizada pelas colegas Ana Amélia Carvalho e Cristina Almeida Aguiar. A obra conta com muitos e interessantes contributos e será, com toda a certeza, uma leitura apetecível para quantos desejam perceber melhor o potencial pedagógico deste tipo de tecnologias.
Mesa redonda – Sábado
Acaba de confirmar-se a realização de uma mesa redonda dedicada à discussão sobre a convergência entre as empresas tecnológicas e a Educação.
Sábado | 15:30-16:30H
As empresas tecnológicas e a Educação: que convergências?
Moderação: João Filipe de Matos
tempo de lona
Actividades eXtra
Actividades autónomas durante o Encontro
Durante o Encontro irão ter lugar diferentes actividades autónomas em que pode participar, desde que faça a sua inscrição previamente nos balcões das entidades que as promovem. Os lugares são limitados, pelo que as inscrições estarão abertas apenas até ser atingido o limite da sala.
Uma delas é o Projecto GO, Mobilidade na Educação …
Conferência de Richard Andrews
Na véspera do ticEDUCA2010 terá lugar uma conferência destinada aos estudantes de doutoramento que se inscreveram no Encontro e que submeteram os seus projectos à crítica de investigadores seniores. Dado tratar-se de uma conferência sobre questões relacionadas com a investigação científica, estamos em crer que poderá interessar a outras pessoas, pelo que estendemos o convite aos participantes inscritos no ticEDUCA2010 que também queiram estar presentes.
Dia 18 de Novembro | 17:30-18:30H
Conferência doutoral
Research for eLearning; research about e-Learning
Richard Andrews, Instituto de Educação da Univesidade de Londres
Planificação das sessões temáticas
A planificação e distribuição das comunicações que serão apresentadas nas sessões temáticas está disponível para consulta no site, na página relativa ao Programa. Pode ser consultada a planificação de cada sessão ou a planificação geral de todas as sessões temáticas.
Através do ID de cada comunicação, os autores podem consultar qual o dia e horário definidos para a sua apresentação.
Informam-se os autores que dispõem de um tempo máximo de 10 minutos para realizarem a sua comunicação. No final de cada sessão existirá tempo para debate em torno das comunicações apresentadas.
Posters disponíveis online
Apesar de haver sessões de apresentação dos posters durante o encontro, estamos a disponibilizar os posters que os respectivos autores nos têm enviado em formato pdf. Se é autor de um poster e gostaria que ele pudesse ser visto desde logo, pode fazer o mesmo. Basta enviar-nos uma versão nesse formato. Ver os que entretanto forem chegando.
ticEDUCA2010 como Curso de Formação
Informamos que na sequência da acreditação do ticEDUCA2010 como Curso de Formação pelo CCPFC (0.6 créditos), decorrerá até 11 de Novembro o período de Inscrição para o mesmo. O curso conta com um limite de 25 vagas e considera como critério de selecção, para além da inscrição no Encontro, a ordem de chegada das inscrições.
Ir para a página onde se encontra o formulário de Inscrição, para se inscrever.
p o r m e n o r
Lotação Esgotada!!!
Informamos todos os interessados que a lotação do ticEDUCA2010 está esgotada. Atingido o número de participantes estabelecido como limite, 400, informamos que a partir de agora, não se aceitam mais inscrições no evento com lugar garantido para assistir, no auditório, às conferências plenárias. haverá, no entanto, plasmas distribuídos pelas instalações do Instituto, onde os participantes poderão acompanhar os trabalhos.
Muito obrigado a todos os que se interessam e desejam participar activamente na construção do caminho que as TIC podem ajudar a desbravar!
País de proveniência…
Número de trabalhos por país de proveniência, com base no primeiro autor:
Brasil 64
Colombia 1
Cuba 1
Espanha 104
França 1
Grécia 1
Itália 1
Portugal 149
Reino Unido 1
Uruguai 1
Venezuela 1
Trabalhos incluídos no ticEDUCA2010
No menu Actas, poderá ir acompanhando o trabalho de organização das propostas que serão apresentadas durante o I Encontro Internacional TIC e Educação (Simpósios, Artigos, Posters e Projectos de Doutoramento).
As listagens aí apresentadas incluem apenas os trabalhos que preencheram os requisitos previamente estabelecidos, em particular a inscrição definitiva de pelo um dos autores e o respeito pelas normas do Guia de Estilo do ticEDUCA2010.
Para qualquer esclarecimento, queira por favor entrar em contacto com o Secretariado do Encontro (ticeduca@ie.ul.pt), indicando por favor o ID da sua proposta no assunto.
Em breve será aqui disponibilizada informação sobre os trabalhos que farão parte integrante das produções previstas (apresentação e/ou publicação), bem como a distribuição das propostas pelas diferentes sessões temáticas que funcionarão em paralelo.
Esteja atento e visite-nos regularmente!
Submissions:
Total: 426Files¹: 426Rev.Assigned²: 426Accept: 325Reject: 101Pending: 0Withdrawn: 19
Signed up¹: 51Assignments: 755Completed: 554
Signed up: 8
–
Lotação quase esgotada!
Mesmo antes da data limite para a inscrição definitiva, são já poucos os lugares disponíveis para poder assistir ao ticEDUCA2010. Com a grande afluência dos autores ao aproximar-se o dia 15 de Outubro, data estabelecida para aceitação definitiva das propostas seleccionadas pela Comissão Científica, eis que a lotação prevista está quase esgotada!
Mais um passo em direcção ao que nos propusemos quando, há um ano atrás, imaginámos este espaço de encontro, intercâmbio e reflexão sobre o estado actual da integração das TIC na Escola e em outros contextos de aprendizagem.
Uma palavra de agradecimento, desde logo, a todos os autores, a todos os membros da Comissão Científica, ao nossos parceiros e patrocinadores e a todos quantos integram a equipa do Secretariado do ticEDUCA2010.
A Comissão Organizadora,
Informações Importantes
Dado que temos recebido vários e-mails com pedido de informações e esclarecimento de dúvidas, chamamos a atenção de todos os autores com propostas aceites para os seguintes aspectos:
A. ARTIGOS e ARTIGOS CURTOS
Enviar o texto final através da plataforma, em formato DOC, já com as alterações sugeridas e com o nome dos autores, filiação e e-mail, seguindo o Guia de Estilo do Encontro impreterivelmente até 15 de Outubro para que possa ser integrado nas Actas do Encontro.
B. POSTERS (ou artigos cuja comissão científica sugeriu serem apresentados na modalidade de Poster)
Enviar o Resumo revisto (até 350 palavras) através da plataforma, em formato DOC, já com o nome dos autores, filiação e e-mail, impreterivelmente até 15 de Outubro para que possa ser integrado nas Actas do Encontro.
Aguardar pelo envio de orientações sobre o formato e datas de envio do trabalho final (poster propriamente dito).
C. SIMPÓSIOS
Enviar o Resumo revisto (até 350 palavras) através da plataforma, em formato DOC, já com o nome dos autores, filiação e e-mail, impreterivelmente até 15 de Outubro para que possa ser integrado nas Actas do Encontro.
Aguardar o contacto do Secretariado do ticEDUCA2010 para organização dos Simpósios.
D. SEMINÁRIO DOUTORAL – PROJECTOS DE DOUTORAMENTO
Enviar o texto do projecto, em formato DOC, através da plataforma, impreterivelmente até 15 de Outubro, com a identificação dos autores (doutorando e orientador) e respectiva filiação, respeitando o GUIA DE ESTILO do Encontro.
NOTA: Pelo menos um dos autores deverá proceder à inscrição no Encontro, impreterivelmente até 15 de Outubro.
Artigos aceites pela Comissão Científica
- Procederem às alterações indicadas pelos revisores, o mais depressa possível, no caso de terem sido sugeridas.
- Enviarem o texto já com as alterações sugeridas e com a identificação dos autores através da plataforma (impreterivelmente até 15 de Outubro).
- Procederem à inscrição no Encontro de pelo menos um dos autores subscritores (impreterivelmente até 15 de Outubro) .
- Contactarem o Secretariado do Encontro no caso de, por algum motivo, não terem recebido a informação entretanto enviada por mail sobre a aceitação das propostas.
Os autores das propostas de Poster ou propostas aceites como Poster, deverão aguardar pelo envio de orientações sobre o formato e datas de envio dos trabalhos finais.
Os autores de propostas de Simpósios aceites serão contactados em breve pela Comissão Organizadora.
Dinamização do Seminário Doutoral
Informamos todos os interessados que iremos contar com mais um membro da Comissão Científica para a dinamização do Seminário Doutoral, no dia 18, véspera do Encontro ticEDUCA2010: a Professora Elizabeth Almeida (Professora Associada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil).
Dado o número de projectos de doutoramento recebidos (cerca de 30), convidámos a Prof. Elizabeth Almeida a juntar-se aos Professores José Luis Rodríguez Illera (Univ. Barcelona, Espanha) e António Osório (Univ. Minho, Portugal), no trabalho de apreciação crítica desses projectos.
A Prof. Elizabeth Almeida é coordenadora e docente da linha de investigação Novas Tecnologias em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação – Currículo. É Matemática e Doutora em Educação, com Pós-Doutoramento desenvolvido no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. É coordenadora do grupo de investigação Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital, certificado pelo CNPq e membro do grupo de assessores pedagógicos do programa Um Computador por Aluno – UCA, do Ministério da Educação do Brasil. Tem realizado trabalho de investigação, especialmente, sobre temas relacionados com as tecnologias na educação.
Feedback aos autores
A Comissão Organizadora do I Encontro Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2010 – tem o prazer de informar que teve início no dia 19 de Setembro, tal como previsto, o envio de feedback aos autores.
Dado o elevado número de propostas recebidas (429), a comunicação à totalidade dos autores irá, no entanto, demorar mais tempo do que o inicialmente previsto.
No caso de serem feitas sugestões de melhoria pela Comissão Científica, o prazo para submissão das propostas revistas, será objecto de ajustamento também, passando para o dia 15 de Outubro.
Se enviou uma proposta de comunicação e ainda não recebeu feedback, recebê-lo-á nos próximos dias.
Muito obrigado e até breve!
Informamos todos os educadores e professores que foi concedida a acreditação do I Encontro Internacional ticEDUCA, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), na modalidade de CURSO DE FORMAÇÃO (0,6 créditos).
Com um total de 429 propostas de trabalhos, está encerrada a primeira fase de preparação do I Encontro TIC e Educação.
Um número surpreendente de propostas, mas que denota o interesse que os profissionais da Educação e, em particular, os investigadores, atribuem à problemática da integração curricular das tecnologias de informação e comunicação.
Portugal (182), seguido dos nossos vizinhos espanhóis (138) e o Brasil (100), são responsáveis pela quase totalidade dos trabalhos, embora possamos contar ainda com propostas provenientes da Colombia (1), Cuba (1), França (2), Itália (2), Reino Unido (1) e Venezuela (1).
Até 19 de Setembro decorrerá agora o processo de revisão dos trabalhos, sendo dado conhecimento dos resultados aos autores nessa altura.
A todos os autores, o nosso obrigado!
Duzentas propostas!
Acabámos de receber a proposta de trabalho número 200, quando ainda faltam cerca de 15 dias para o novo prazo definido.
Perspectivas Teóricas 35
Projectos e práticas 94
Ambientes virtuais 39
Competências 40
E-learning 43
Se é sua intenção enviar trabalhos, ainda o pode fazer até ao dia 19 de Julho de 2010. Ficamos a aguardar!
Balanço francamente positivo!!
147 propostas de trabalhos apresentadas dentro do prazo inicialmente previsto (19 de Junho), com a seguinte distribuição por país de proveniência:
- Espanha: 76
- Portugal: 44
- Brasil: 24
- Itállia 2
- Cuba: 1
É a seguinte a distribuição pelos 5 temas propostos:
- Perspectivas Teóricas: 23
- Projectos e práticas: 74
- Ambientes virtuais: 26
- Competências: 29
- E-learning: 29
Apesar deste balanço, francamente positivo, e tal como já anunciado, o prazo para apresentação de propostas é estendido mais um mês, pelo que todos os interessados poderão ainda fazer submissão de trabalhos até ao próximo dia 19 de Julho de 2010.
Esta extensão do prazo permitirá também a actualização das propostas nomeadamente a todos quantos até hoje submeteram apenas um resumo. De facto, tal como se pode ler na rubrica referente a Trabalhos (http://ticeduca.ie.ul.pt/?page_id=56), poderão ser submetidos 4 tipos de trabalhos, nas seguintes condições:
Artigo: trabalhos concluídos ou consolidados sobre I&D realizada numa das temáticas da conferência. Estes artigos terão um limite máximo de 6 páginas e 15 minutos de apresentação com 5 a 10 minutos de discussão. Estarão integrados em sessões de 90 minutos.
Artigo Curto: trabalhos em curso, mas com resultados preliminares relevantes a serem discutidos. Estes artigos terão um limite máximo de 4 páginas e 10 minutos de apresentação e 5 de discussão. Estarão integrados em sessões de 60 minutos
Poster: trabalhos iniciais, mas com ideias relevantes, a serem apresentados e discutidos em sessões próprias de 30 minutos. Os autores devem apresentar um resumo com 350 palavras.
Simpósio: A organização de um simpósio implica um painel de apresentadores que debatem um tema. As pessoas que integram o painel devem trabalhar em conjunto no tema proposto e colocar questões para serem debatidas. Tem a duração de 60 a 80 minutos. Este formato exige apenas o envio de resumos de cada intervenção dentro do painel. Estes não devem exceder as 350 palavras.
50 propostas já submetidas
Com a aproximação do prazo para apresentação de propostas de comunicação, tem sido grande o interesse da comunidade educativa em participar activamente no I Encontro Internacional TIC e Educação (ticEDUCA2010). Foram já submetidas cerca de cinco dezenas de propostas de trabalhos, sendo de salientar a significativa adesão de colegas espanhóis e brasileiros.
Tendo sido colocada perante frequentes solicitações para extensão da data-limite de submissão de trabalhos, e dada a altura do ano lectivo em que no encontramos, com a sobrecarga de trabalho que isso implica, a comissão organizadora do ticEDUCA201 pondera proceder ao alargamento do período destinado à apresentação de propostas.
Em breve será aqui anunciada a nova data prevista, pelo que pedimos a atenção de todos os interessados.
2ª Chamada para submissão de trabalhos
Dia 19 de Junho – data limite para submissão de trabalhos!
Subordinados ao tema central “Inovação Curricular com TIC”, e contando com especialistas convidados no campo dos e-portefólios e ambientes pessoais de aprendizagem, o I Encontro Internacional TIC e Educação, promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, estimula a apresentação de trabalhos originais dentro dos seguintes tópicos:
A. Perspectivas teóricas sobre a utilização das TIC para fins educativos
- Novas perspectivas teóricas sobre o ensino, a formação e a aprendizagem
- Cenários prospectivos de integração das TIC na Educação e na Formação
- Programas educativos com TIC: perspectivas nacionais e internacionais
B. Projectos e práticas de integração curricular das TIC
- Experiências com TIC e novas abordagens ao currículo
- Desenvolvimento de recursos educativos digitais
- TIC e novas metodologias de avaliação
- TIC e aprendizagem ao longo da vida
- TIC, inclusão e necessidades educativas especiais
C. Ambientes virtuais de aprendizagem e comunidades de prática
- Redes sociais e comunidades online
- Comunicação e colaboração em ambientes virtuais
- E-portefólios e ambientes pessoais de aprendizagem (PLEs)
D. Competências e desenvolvimento profissional de professores, educadores e outros profissionais
- Literacia digital e novas competências profissionais
- Novas abordagens e novas estratégias de formação
- Web 2.0 e o desafio da qualificação docente
E. E-learning e aplicações educativas emergentes
- Tecnologias e plataformas de apoio ao ensino e à aprendizagem
- Sistemas e estratégias de e-tutoria
- Serious Games e multi-user virtual games
- 3D virtual worlds, simuladores e outras aplicações multimédia
- Tecnologias móveis e mobile-learning
- Robótica educativa
O professor Richard Andrews, da Universidade de Londres, acaba de confirmar a sua presença no ticEDUCA2010, onde proferirá uma Conferência destinada aos estudantes de doutoramento, mas aberta também aos restantes participantes no encontro interessados na problemática da investigação na área das tecnologias digitais e aprendizagem.
Richard Andrews, Professor in English and International Coordinator in the Faculty of Culture and Pedagogy at the Institute of Education, University of London.
Research and technology-enhanced learning
Quinta-Feira, 17:30-18:30H
Conferência doutoral
Richard Andrews is editor of The Impact of ICT on Literacy Education (Routledge 2004), co-editor of The Handbook of E-learning Research (Sage 2007) and co-author of E-learning Theory and Practice, with Caroline Haythornthwaite (Sage 2011). His other research interests are argumentation at school and university level; and writing development. He has held professorial posts at the Universities of Middlesex, Hull and York, and has taught at New York University. He is on the editorial boards of the journals Learning, Media and Technology (for which he is editing a special issue in 2011); Argumentation; Changing English; and the China-based International Journal of Computer Assisted Language Learning.
Seminário doutoral
Com o mesmo valor de inscrição, realizar-se-á no dia 18 de Novembro (véspera do Encontro) um Seminário aberto a estudantes de doutoramento.
Este Seminário tem como objectivo proporcionar aos doutorandos uma oportunidade para apresentarem e discutirem o seu trabalho com especialistas convidados, bem como a partilha, entre investigadores, de novas ideias, métodos e aplicações.
As submissões destes trabalhos devem ser realizadas na forma de Resumo alargado, até 4 páginas, seguindo o Guia de Estilo do Encontro.
Para que os especialistas convidados possam conhecer os projectos de investigação previamente, o Resumo deve incluir de forma clara e sucinta:
- O problema de investigação e a razão da sua importância ou relevância
- As questões e os objectivos da investigação
- Breve revisão da literatura
- Metodologia proposta para a abordagem do problema
- Síntese dos resultados esperados
As propostas devem indicar claramente ainda a área, escola de doutoramento, identificação do doutorando e o número de meses de desenvolvimento do trabalho. O resumo deve ser submetido online até ao dia 19 de Julho de 2010.
Os trabalhos seleccionados serão integrados nas Actas do Encontro.
Valor da Inscrição no ticEDUCA2010
Como temos sido questionados com frequência sobre o valor da inscrição no ticEDUCA2010, aqui fica a informação sobre o assunto:
Inscrição (com recepção de comprovativo de pagamento) até 19 de Outubro de 2010: 100 €
Inscrição (com recepção de comprovativo de pagamento) depois de 19 de Outubro de 2010: 150 €
A inscrição no ticEDUCA2010 inclui a participação em todas as sessões de trabalho dos dias 19 e 20 e respectiva Documentação, o Livro de Actas, o Jantar no dia 19 e todos os eventos sociais e culturais realizados.
A inscrição dos estudantes de doutoramento inclui ainda a participação nas actividades da tarde do dia 18, especialmente dedicadas a quem está a desenvolver projectos de tese, com a participação de especialistas convidados.
Informamos todos os educadores e professores que foi solicitada a acreditação ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), na modalidade de CURSO DE FORMAÇÃO (0,6 créditos).
Na rubrica Guia de Estilo, já está disponível um documento Word que pode ser usado como modelo a seguir na formatação dos trabalhos a submeter ao ticEDUCA2010.
Basta para isso descarregar o ficheiro e começar a escrever respeitando os diferentes Estilos nele incorporados.
Se deseja submeter um artigo ao I Encontro Internacional TIC e Educação, este ano sobre Inovação Curricular com TIC, esta é pois uma grande ajuda para o respeito das normas de formatação e, posteriormente, para a produção das Actas do Encontro.
Rede social do ticEDUCA2010
Bem-Vindo(a)
Welcome to the ticEDUCA2010
The 1rst International Conference on ICT and Education
CURRICULUM INNOVATION WITH ICT
November 2010, 19-20
Lisbon, Portugal
The 1rst International Conference on ICT and Education (ticEDUCA2010) is an initiative of the Institute of Education of the University of Lisbon, Portugal, in conjunction with the Portuguese scientific electronic journal Educação, Formação & Tecnologias and the Unit for Educational Research and Training of Lisbon University.
The primary purpose of the 1rst International ICT and Education Conference is to provide a space for reflection on practice and integration of curriculum innovation in Portuguese schools and other training and learning situations.